sábado, 26 de abril de 2008

Lusa: a Matriz Portuguesa

Ontem fui ao CCBB ver a exposição sobre um Portugal pouco conhecido de todos nós: o anterior ao "achamento" do Brasil, um período que se estende de sua pré-história até 1500, discorrendo sobre a "formação da gente e do reino portugueses".
É um programa muito bacana... o CCBB, além de ser um belo lugar, oferece uma programação cultural riquíssima, com shows, peças, filmes e exposições... pena que o acesso, de maneira geral, seja para uns poucos... mesmo com o ônibus que passa por diversos pontos, ainda é difícil para nós, pobres mortais do subúrbio brasiliense, ir a um lugar tão longe e aproveitar tudo o que ele nos oferece (mesmo com o baixo custo).
De qualquer forma, gostei muito da exposição (fui levar minha cunhada para fazer um tour por Brasília) e me maravilhei com os objetos que "evidenciam os grandes feitos de Portugal, a partir da Alta Idade Média". Tais feitos têm origem numa história densa, dramática, "uma vez que povos tão diferentes quanto celtas e romanos, visigodos e árabes acabaram por se mesclar no extremo ocidental da península ibérica".
Mesmo com as lutas pelo território, o comércio foi um dos principais responsáveis pela expansão das cidades e vemos a influência da convivência das comunidades cristã, islâmica e judaica em cada uma das peças expostas e, "sob esses traços de identidade, uma constante: o mar, isto é, a ciência da navegação repartindo-se em negócios, civilização e a elevada poesia que culmina em Os Lusíadas de Camões". Ah, meu amor pela língua portuguesa não tem limites!!!!



"... E a orla branca foi de ilha em continente
Clareou, correndo até o fim do mundo
E viu-se a terra inteira, de repente
Surgir redonda do azul profundo..."


Pessoa, sempre Pessoa

Nenhum comentário: